No mundo da ficção científica,ou o filme é genial,ou ele é uma merda.Não existe meio termo nesse gênero de cinema ! Dessa forma,nós já tivemos filmes de ficção científica,simplesmente perfeitos como Star Wars e Matrix,mas também tivemos lixos como Impacto Profundo e Waterworld !
A Origem,que estreiou sexta-feira nos cinemas brasileiros é com toda a certeza,um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos !
A aventura acompanha os passos de Don Cobb,um ladrão especializado na arte da extração de pensamentos ! Cobb se tornou peça chave no jogo da espionagem industrial,mas com isso virou um fugitivo e ficou impedido de ver seus tão amados filhos por muito tempo ! A oportunidade de redenção surge para Cobb surge com a proposta do bilionário Saito,para que Cobb plante um sonho na mente de seu maior inimigo,ao invés de extrair um.Don se agarra a ideia e depois de reunir um grupo com os maiores ladrões do Mundo,ele parte para o perigosíssimo serviço.
Isso é tudo que você precisa saber sobre A Origem.Falar mais,seria dar Spoilers,mas fique sabendo que a história vai muito além dessa sinopse.
Chris Nolan prova com esse filme,porque ele é o melhor diretor da atualidade.Mesmo depois de fazer altas bilheterias com seus filmes,ele ainda se preocupa em criar produções super-originais.Sim,porque apesar de A Origem ter claras inspirações em filmes como Matrix,ele ainda é original,pois consegue ser imprevisível a ponto de você não fazer ideia do que pode acontecer no próximo segundo de filme.
Os efeitos visuais são outro espetáculo.Perfeitos,eles saltam aos olhos e são a mais pura prova de que ainda é possível fazer obras-primas visuais,sem ser preciso recorrer ao 3D !
Hans Zimmer cria seu melhor trabalho com a trilha sonora mais instigante da história do Cinema.Caindo perfeitamente no filme,a trilha acompanha o clímax e passa momentos épicos à trama.Genial.Hans Zimmer conseguiu outra vez.
As atuações também são impecáveis,com destaque para Di Caprio,em seu melhor trabalho na minha opinião,Ellen Page,que consegue passar competência e amatorismo ao mesmo tempo e principalmente para Joseph Gordon Levvit,que rouba a cena em seus momentos na tela,especialmente na enlouquecedora cena da Luta Anti-Gravitacional.
Mas uma observação:A experiência no cinema está longe de ser simples.É necessária toda a atenção do mundo para se entender a história.Eu memso terei que assistir de novo,pois acho que perdi algum ponto na história que me complicou,mas nada que tenha diminuído a experiência no cinema.
Enfim,A Origem,não é o melhor filme do ano,ele é o melhor filme em muitos anos ! Há muito tempo mesmo que não surgia algo tão genial nos cinemas !
Parabéns Chris Nolan ! Você conseguiu de novo !!!