Mark Zuckerberg,fundador e CEO do Facebook é o bilionário mais jovem da história e provavelmente um cara que tem tudo que um jovem de 26 anos poderia sonhar em ter nessa idade ! No entanto,como nem tudo são flores,a vida de Zuckerberg é repleta de intrigas e brigas judiciais que o colocaram de frente até mesmo contra seu melhor amigo !
Foi pensando nisso que o diretor David Fincher(O Curioso Caso de Benjamim Button e Seven) e o roteirista Aaron Sorkin resolveram transportar a vida de Zuckerberg para as telas como uma forma de mostrar exatamente como funciona a geração das redes sociais que dominaram o início do século XXI.O resultado foi um dos melhores filmes da década e provavelmente o favorito a fazer a rapa no Oscar desse ano !
A Rede Social já começa em alto estilo mostrando um "nerd" Mark Zuckerberg conversando com sua bela namorada em um bar extremamente barulhento ! Apenas nesses minutos iniciais já podemos acompanhar um diálogo extremamente rápido e ágil onde percebemos o quanto Zuckerberg não leva jeito para lidar com as pessoas! Uma ironia já que estamos falando do homem que criou a maior rede social da história da Internet !
Mas é logo depois de vermos Mark acabar com um namoro perfeito que a ação começa ! Depois de muita cerveja e um desabafo ligeiramente agressivo na internet,Zuckerberg começa a digitar códigos de uma forma enlouquecida e enquanto "hackea" as casas da lendária universidade de Harvard,Zuckerberg cria aquele que seria o precussor do Facebook:um site que classifica as garotas de acordo com seus atributos físicos chamado Facemarsch !
Nessa sequencia já conhecemos outra peça vital para o decorrer da narrativa:Eduardo Saverin,brasileiro e melhor amigo de Zuckerberg,cuja atuação fica a cargo do novo Homem Aranha,Andrew Garfield !
Outros personagens importantes para a história do Facebook são Tyler e Cameron Winklevoss(ambos interpretados por Armie Hammer,que foi duplicado por computação gráfica no filme),possivelmente os legítimos criadores do Facebook,já que foi algum tempo depois de ouvir a idéia que os dois tinham de uma Rede Social que Mark teve sua "brilhante idéia" de criar o Facebook !
Completa a fábula de Zuckerberg,o nerd Sean Parker(vivido brilhantemente por Justin Timberlake)fundador do Napster e responsável por alavancar o Facebook à fama ! Se comparassemos Zuckerberg a Otelo,poderiamos seguramente dizer que Parker é Iago(ME também é cultura)! Parker é brilhante no filme ! É impossível não se lembrar de sua frase: Um milhão não é bom ? O que dizer de UM BILHÃO ? e sorrir depois disso !
Jesse Eisenberg também impressiona como Zuckerberg ! Todos os tiques e a solidão do genio bilionário são adaptados com perfeição pelo jovem ator ! Sua semelhanaça física com Mark também é grande,mas a frieza e solidão de Zuckerberg foram o que mais me chamaram a atenção em Eisenberg !
Timberlake também é uma revelação como Sean Parker ! Sua ironia é assustadora e é possível sentir raiva de seu personagem em certos momentos do filme !
Mas a cena é realmente roubada por Andew Garfield ! O novo Homem Aranha representa a emoção em um filme no qual ela praticamente não existe ! É interessante ver sua afeição por Mark,fazendo uma perfeita atuação de uma pura e bela amizade,perfeito ! Se Garfield não vender o Oscar por melhor ator quadjuvante,será pelo fato de a academia estar definitivamente caduca !
Enfim,David Fincher e Aaron Sorkin criaram um clássico que define exatamente a geração do século XXI ! A Rede Social é possivelmente o melhor do ano e um dos melhores da década ! A cena final do longa resume perfeitamente os jovens do nosso tempo : Um bando de jovens que se senta diante do computador tentando finjir que tem muitos amigos,quando na verdade nunca conheceu o sentido dessa palavra ! Exatemente como Mark Zuckerberg,um jovem que como eu disse no começo dessa crítica,tem tudo que alguem poderia querer,mas que no fundo,no fundo não tem nada !